quarta-feira, julho 13, 2011



Classificação dos Perfumes


Pouca gente sabe, mas todo perfume fabricado deve seguir uma classificação quanto a quantidade de essência (ou óleos essenciais) que possui em sua composição. Este dado é importante, pois altera o tempo de duração do perfume na pele e também o preço já que a essência é a parte mais cara. Vamos conhecer cada uma das classificações abaixo:

  • Extrato ou Parfum – Possui entre 15 a 20% de essência. São os mais luxuosos e caros. Tem duração na pele de 12h até 20h.
  • Eau de Parfum, Parfum de Toilette - Possui entre 10 a 15% de essência. São perfumes suaves e sutis, porém de odor marcante. Tem duração na pele de 6h até 8h.
  • Eau de Toilette – Possui entre 5 e 10% de essência. As notas frescas são as mais percebidas. Tem duração de 4h até 6h.
  • Eau de Cologne – Possui entre 3 e 5% de essência. São os perfumes mais baratos, sua fórmula evidencia as notas de cabeça, as que dão impressão de frescor. É ideal para ser usado após o banho.
Vários vidros de perfume

Este fator é um dos que determina os preços dos perfumes mais caros do mundo. Além de aumentar o custo uma vez que a matéria prima torna-se mais cara, a concentração de óleos essenciais modifica a duração do perfume na pele. O tempo que o consumidor sente o cheiro do perfume para ele é o principal sinal de qualidade, o que traz também satisfação com a compra.
Os perfumes Inspiração tem duração de 6h até 8h, durando mais nas peles que tem tendência a serem oleosas. Por conta disso, eles se classificam como eau de parfum ou eau de toilette, com 10 a 15% de óleos essenciais em sua composição.

terça-feira, julho 12, 2011



Curiosidades sobre Perfumes


            Você sabia que os melhores perfumes possuem em sua composição substâncias extraídas de um tipo de grama? Ou de animais como o cervo e o veado? Veja abaixo algumas fontes curiosas de matérias-primas utilizadas nos perfumes.

Exemplos de vidors de perfumes variados


Musk – Feito a partir da secreção de uma glândula que os veados possuem.

Âmbar Cinza – Era extraído do intestino das baleias cachalotes, porém atualmente é produzido sinteticamente (por conta da dificuldade na extração, da grande demanda industrial e da proteção desta espécie de baleias). Seu odor é parte almiscarado e parte amadeirado, por isso classifica-se como uma nota de fundo.

Civet – Era extraído da glândula sexual de uma espécie de gato selvagem, a civeta, originário da África e da Índia. O odor não é dos melhores, é fecal, mas com alto poder de fixação e profundidade. Atualmente este aroma, que faz parte das notas de fundo, é sintético.

Almíscar – É extraído de uma bolsa no abdômen do cervo de almíscar, conhecido também como bisão americano.

Patchouli – É um afrodisíaco que aumenta a sedução e durabilidade do perfume como um todo.

Vetiver – Presente num tipo de grama de mesmo nome possui alto poder de fixação.

Ficou surpreso com tantas coisas estranhas? Pois tudo isso pode estar aí, no seu perfume predileto. O mais estranho é pensar em como descobriram a utilização dessas substâncias...

segunda-feira, julho 11, 2011



Entenda as Notas dos Perfumes


Se você já leu sobre perfumes, também já viu a denominação dos aromas feitas através de notas. Essas notas são divididas por conta do tempo de duração da essência pura, sem adição de fixador. Sendo assim os tipos de notas são cabeça, corpo e fundo.

Notas dos perfumes divididas em cabeça (notas de saída, duração imediata), corpo (notas de coração, duração de 15 minutos a 4 horas) e fundo (notas que permanecem, duração após 4 horas)
Notas Olfativas dos Perfumes
As notas da cabeça (saída) são muito voláteis e tem duração imediata. Alguns exemplos são as notas cítricas, alavandadas, aldeídicas e verdes como bergamota, laranja, louro e manjericão.
As notas do corpo (coração) duram de 15 minutos até 4 horas. Como exemplo as notas de especiarias, florais e frutais como essência rosa, gerânio e neroli. Estes óleos essenciais são também chamados de modificadores.
As notas do fundo (permanece) tem duração maior que 4 horas e são chamadas de fixadores naturais. Elas são almiscaradas, amadeiradas, musgo de carvalho, couro, âmbar, jasmin, baunilha, sândalo e patchouli.

A grande maioria dos perfumes possui várias notas, sendo elas dos 3 tipos, em sua composição. Assim eles garantem sua eficiência em vários momentos e sua exclusividade surge através das combinações dos óleos essenciais.
 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!