segunda-feira, setembro 24, 2012



Cuide da beleza, mas não esqueça da saúde

Toda mulher usa vários cosméticos para se cuidar e embelezar. Entretanto vários deles podem provocar alergias ou fazer mal a saúde. Por isso é bom que a mulher leia o rótulo dos produtos que usa e que saiba o que significam alguns daqueles nomes. A seguir, vamos falar de compostos comuns em esmaltes, cremes, batons, shampoos, entre vários outros.




Chumbo
Encontrado em batons e tintas de cabelo, tem o seu uso proibido em alguns países por ser uma substância altamente cancerígena. Vale ressaltar que em quantidades pequenas ele não causa mal à saúde – são essas as quantidades utilizadas nos produtos cosméticos.

Parabenos
Estão presentes em shampoos, condicionadores e desodorantes. O conservante usado em exagero e cumulativamente durante a vida pode aumentar as chances de desenvolvimento de câncer de mama em pessoas que já tenham predisposição genética.

Lauril Sulfato de Sódio
Utilizado em shampoos e produtos de ação tensoativa (sabões, detergentes, sabonetes líquidos), o lauril é responsável pela espuma que esses produtos possuem. É um composto bastante alergênico podendo assim desencadear crises de coceira e irritação de mucosas. Além disso, se usado todos os dias nos cabelos pode deixá-los fracos e opacos (este efeito é reduzido por outros compostos dos shampoos e pelos condicionadores).

Amônia
Presente em tintas e em alguns tipos de alisamento para cabelos, a amônia evapora muito facilmente. Por isso durante o uso ela pode causar irritação no nariz, garganta e olhos. O produto é bastante abrasivo e dependendo da concentração e da forma de aplicação pode originar ardor e queimaduras leves na pele.

Formaldeído e Tolueno
O formaldeído é usado como conservante em esmaltes e o tolueno é um tipo de solvente. Eles podem desencadear crises alérgicas, provocando coceira, escamação, vermelhidão e ressecamento das unhas.

Parafenilenodiamina
Esse corante pode ser encontrado em tintas de cabelo e maquiagens escuras. Causa dermatites de contato e sensibilização da pele e dos olhos. A substância já foi proibida na Alemanha e substituída  por outras menos agressivas na Europa.

2 comentários:

  1. Nossa eu nunca leio o rótulo, mas depois desse post vou passar a fazer isso!


    Beijos Mulher Antenadíssima ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, temos sempre que ficar alertas. Geralmente só quem tem alergia que é mais ligado nisso...

      Beijos ♥

      Excluir

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!