segunda-feira, setembro 17, 2012



Mitos e Verdades sobre Dietas


Por algum motivo estranho, toda mulher acha que precisa emagrecer um pouquinho praticamente durante a vida inteira. Por causa disso as mulheres inventam mil e uma dietas e truques para fazer o organismo absorver menos gordura, diminuir a fome, encher a barriga com algo menos calórico e por aí afora.


Abaixo vamos descobrir se 6 desses truques são mitos ou verdades.
1 – Beber água ajuda a emagrecer?
Verdade. A água colabora para eliminação de toxinas do corpo, pois melhora o funcionamento de órgãos como intestino, fígado e rins. Quando se bebe pouca água, o intestino pode funcionar mais lentamente, o corpo acumula mais gordura e corre-se o risco de, na hora da sede, substituí-la por bebidas mais calóricas como refrigerantes.

2 – A dieta da proteína funciona?
Verdade. Esse tipo de dieta tem resultado rápido, pois substitui a ingestão de carboidratos por proteínas e gorduras. Os
carboidratos são o principal combustível do corpo, mas na falta dele o organismo consome a gordura acumulada. No entanto, é preciso ter cuidado pois se essa dieta for mantida por muito tempo (mais de 1 semana seguida) o organismo começa a dar sinais como: irritação, cansaço e baixa da imunidade. Deve-se ainda ter muito controle após a dieta para não engordar de volta, pois por conta da ausência de carboidratos, o organismo interpreta que precisa armazenar pois poderá “passar fome” novamente.

3 – Pimenta, gengibre e chá verde queimam calorias?
Mito. Estes alimentos pertencem ao grupo dos termogênicos, que exigem que o corpo gaste mais calorias para fazer sua digestão do que gastaria como outros alimentos. Entretanto, o alimento ingerido ainda tem mais calorias do que o corpo consumirá para digeri-lo, ou seja, a diferença é positiva causando o aumento de calorias na dieta, como qualquer outro alimento. A única vantagem é no caso do chá verde, que é diurético.

4 – Excesso de sal leva ao aumento de peso?
Verdade. O sal propriamente não engorda, mas permite o aumento da retenção de líquidos. Com isso o corpo incha e pesa demais – além de causar bastante incomodo.

5 – Tomar água morna com limão de manhã, em jejum, emagrece?
Mito!!! Não tem nenhuma base científica. Gente, não é porque uma coisa não é doce que ela não engorda, ou porque ela é ácida que ela emagrece. Mas, em termos de saúde, isso não faz mal pois o limão é uma fonte importante de vitamina C e a água sempre faz bem.

6 – Abacaxi “derrete” a gordura?
Mito!!! De novo, abacaxi é ácido, mas não é soda cáustica de gordura. Aliás, nenhum alimento tem esse poder. No caso do abacaxi, a bromelina (uma enzima) que ele possui ajuda na digestão, mas é só isso.


0 inspirações:

Postar um comentário

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!