segunda-feira, outubro 15, 2012



A paixão por café


O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil – depois do almoço, no café da manhã e mesmo sem relação alguma com as refeições. É tido como estimulante e por conta disso também é muito consumido em ambientes de trabalho.
Essa propriedade deve-se a presença de cafeína. A cafeína é um composto químico presente em plantas como chá, café, cacau, cola, erva mate e guaraná. Sua função na natureza é de proteção das plantas, como um pesticida natural. No organismo a cafeína tem efeito estimulante pro coração, aumentando sua capacidade de trabalho. Mas cuidado, tomar café demais pode provocar vários efeitos colaterais ruins como irritabilidade, agressividade, dor de cabeça e insônia.
No site da ABIC  (Associação Brasileira da Indústria de Café) existem vários textos explicativos sobre a relação do café com a saúde, nutrição, ingestão por crianças e algumas outras curiosidades.

Dicas para fazer um bom café
  • Guarde o café em pote bem vedado, se possível hermético e na geladeira para conservá-lo corretamente.
  • Faça sempre quantidades pequenas, para consumo imediato. Assim não se perdem sabor nem propriedades da bebida.
  • Não ferva a água, pois isso altera o sabor final. Ela deve somente ser aquecida perto dos 90ºC.
  • Nunca repasse o café pronto pelo pó de café.
  • Também não reuse o pó para fazer vários cafés.
  • Tomar café em xícaras de porcelanas não é frescura. O material e o formato ajudam a destacar o sabor e manter a temperatura. É como tomar vinho, champagne e whisky em taças e copos corretos.

Fazer café é simples, mas mesmo assim existem vários tipos de preparação. A mais comum no Brasil é a filtragem feita com coador. Alguns outros métodos são o usado pela cafeteira italiana que é a percolação e o que prepara o café expresso, por pressão.
Veja várias receitas de coquetéis, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, receitas doces, salgadas e inclusive receitas light com café.

0 inspirações:

Postar um comentário

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!