segunda-feira, outubro 22, 2012



Tudo sobre escova progressiva


Toda mulher já fez ou conhece alguém que já fez uma escova progressiva. O procedimento realizado em salões de beleza envolve o uso de um produto bastante controverso por conta de um de seus componentes: o formol.
O formol é uma substância tóxica e não tem sua utilização liberada pela Anvisa para fins cosméticos. O composto pode provocar irritação nas mucosas, aparelho respiratório e olhos. O uso excessivo e prolongado também pode causar irritações na pele.
Os únicos cosméticos que possuem formol em sua composição e estão legalizados são alguns shampoos e esmaltes que o possuem em concentração muito baixa, com a função de conservante.
Deve-se tomar cuidado, pois vários salões aumentam ainda mais a concentração de formol acrescentando o produto puro a fórmula. Isto pode causar queimaduras e até a queda dos cabelos.
No entanto, há os profissionais e usuários do serviço que defendem seu uso. Muita gente não teve nenhum efeito colateral ao realizar uma escova progressiva e mesmo com a repetição do procedimento. Até o fato do formol causar câncer ou não é controverso entre os médicos, tem os que dizem que sim e os que dizem que não.
Por segurança o mais recomendado por dermatologistas para saúde do couro cabeludo, dos fios de cabelo e da cliente é evitar todos os procedimentos que possuam formol em sua composição. Isso inclui todas as escovas progressivas, ou seja, as que saem depois de algum tempo. Somente escovas definitivas são recomendadas, pois tem como base algum alisante (tioglicolato, guanidina ou hidróxido). Nessas o cabelo já tratado não volta a ser o que era e o retoque será somente na raiz.

Entenda o passo-a-passo
Na hora do procedimento o cabelo é lavado com shampoo de limpeza de profunda para abrir as cutículas dos fios. Depois o cabelo recebe o produto com formol a 1 cm do couro cabeludo. Em seguida é feita uma escova com prancha para dar o formato liso nos fios. O cabelo deve ficar desse jeito durante os próximos 3 dias, sem nem mesmo colocá-lo atrás da orelha para que não fique marcado.

2 comentários:

  1. Já fiz muitas com formol, hoje procuro por outros tipos para não prejudicar minha saúde.

    Beijos mulher antenadíssima ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a que eu faço ainda tem formol, mas é tããão pouco que nem eu, nem ninguém no salão sente aquelas irritações típicas ou o cheiro do formol.

      Mas mesmo assim, estou querendo procurar outra sem formol nenhum pra subustituir.

      Beijos, até mais!

      Excluir

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!