sábado, outubro 05, 2013



Deixe o seu layout Blogger com a sua cara

Um dos problemas que muita gente fala sobre usar layouts gratuitos é que o seu blog será igual a milhares de outros que usem esse mesmo layout. Lógico que o melhor é ter um template exclusivo, mas para isso você precisa saber fazer ele ou comprá-lo e nem sempre as pessoas podem pagar.

O que sempre fiz em meus blogs foi usar layouts gratuitos e modificá-los. Hoje vamos começar a falar das modificações que você pode fazer em seu layout para que ele fique um pouco mais diferenciado e exclusivo. Isso é assunto pro resto da vida e eu não domino programação completamente, então aqui eu falarei o mais básico e mais simples de se fazer e se vocês quiserem posso indicar blogs mais específicos sobre esses assuntos.

Para começar, vamos pelo caminho mais fácil que é quando você usa um daqueles layouts oferecidos pelo próprio Blogger. Nesse caso, você pode mudar bastante coisa de maneira simples através do Designer de modelo do Blogger. No Painel do seu blog, clique em "Modelo" e depois no botão "Personalizar".

modificando layout no blogge

Bem vindo ao Designer de Modelo do Blogger!

Nesta tela você pode alterar várias coisas do seu blog como fundo, fontes e cores de forma fácil, sem mexer em nenhum código se quer. Vamos lá entender o que dá pra fazer em cada abinha dessas.

designer de modelo do blogger

Como este post será enorme, para continuar lendo clique no Leia Mais.



O Designer já irá se abrir na aba Modelos. Nesta aba ele apresenta o modelo que está no ar no seu blog e do lado as opções de modelos gratuitos que o Blogger oferece para você. Se você escolher uma delas verá automaticamente a visualização deste modelo no seu blog, na parte debaixo da tela.

Aba Plano de Fundo

Nesta aba você poderá trocar a imagem de fundo do blog com facilidade. Basta clicar na setinha ao lado da exibição da imagem que você estiver usando no momento para ver as opções padrão que o Blogger oferece. Além destas sugestões você pode clicar em Fazer upload da imagem e, assim, colocar a imagem que quiser.

Trocando background no blogger

Ainda nesta aba você poderá escolher um tema de cores pré gravadas para seu blog. São 8 temas sugeridos e você ainda pode criar o seu.

Aba Ajustar Larguras

Aqui você poderá definir a largura da área de postagem do blog e da barra lateral dele. A cada modificação é possível ver a visualização do blog embaixo e assim decidir quando está tudo do seu jeitinho.

ajustando tamanho das colunas no blogger

Aba Layout

Essa aqui eu adoro! Nela você pode escolher algumas organizações pré montadas para os gadgets do Blogger. Você pode escolher se seu blog terá uma ou duas colunas, se serão a direita ou esquerda ou uma de cada lado e se seu rodapé terá uma, duas ou três colunas. Tudo isso sem escrever uma linha de código sequer, sensacional! A visualização se alterá para o estilo Layout, onde podemos ver a disposição dos gadgets e já modificar a organização deles.

trocando posição da sidebar menu lateral no blogger


Caso você insira novas barras laterais, a aba Ajustar larguras mudará para que você possa escolher as larguras diferentes para todas as partes.

ajustando larguras no blogger

Confesso: sou do tempo que tudo isso tinha que ser feito diretamente no código, inserindo hacks, porque não era algo natural do Blogger. Trocar a sidebar de lado já era uma coisa complexa... Por isso toda a minha empolgação com um recurso que já tem mais de um ano que foi implementado.

Aba Avançado

Aqui você poderá alterar várias configurações relacionadas ao texto do blog, como cores, fontes, tamanhos e estilos. Separadamente você terá opções para título, corpo do post, título do post, data, título dos gadgets, links e muito mais. 

configurações avançadas de layout no blogger: css, fontes, cores, tamanho das letras

Além de tudo isso é possível inserir linhas de código CSS através da opção Adicionar CSS, ainda nesta aba. Assim, se restou alguma alteração que você quer fazer e não conseguiu pode colar o código nesta janela e o Blogger já "entenderá" estas linhas e as lerá no momento correto para carregamento da página.

E pronto! Agora você já sabe como fazer várias modificações básicas no seu layout para deixá-lo um pouco mais exclusivo e com a sua personalidade. O que acharam meninas? Espero que tenham gostado do post e que ele seja útil pra vocês.

Qualquer dúvida ou sugestão para os próximos posts, deixa aqui nos comentários. Se eu souber (afinal não sou webdesigner...) ficarei feliz em responder. Beijos e até o próximo sábado!

0 inspirações:

Postar um comentário

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!