sexta-feira, novembro 22, 2013



9 exercícios para dominar a fobia de dirigir

Eu ainda não sei dirigir, mas sei que muita gente sabe, tira a carteira de motorista e ainda assim morre de medo de pegar na direção. Pode ser medo de machucar alguém, de estragar o carro ou de passar vergonha tentando estacionar. E às vezes o marido/namorado que tenta ensinar a dirigir colabora com esse medo, de tanto que reclama e grita quando está tentando né? Esse medo é bem mais comum do que parece.

fobia de dirigir

Aqui na minha cidade (e acredito que em cidades maiores tenha também) existe até um serviço parecido com a auto escola, mas voltado para quem está nesta situação - tem carteira e continua inseguro. Abaixo listei umas dicas que vi há muito tempo em edição da extinta (buáááá) Revista Gloss que podem ajudar na hora que der aquele pânico.

aulas para habilitados

1 - De boca fechada, inspire pelo nariz e sinta o ar nos pulmões. Expire em seguida. Repita até se sentir mais calma. Essa técnica funciona para qualquer situação em que você fique nervosa.

2 - Faça uma lista dos seus medos, do maior para o menor: manobrar, acelerar, dar ré, andar perto de motos, dirigir em estradas... Depois, tente treinar essas atividades começando pela que você tem menos medo e progredindo pras demais. Tudo sem pressa, no seu tempo, com ou sem ajuda. Assim, dominando os medos "menores" você vai ficando confiante para encarar os maiores.

3 - Explore o carro ainda parado. Ajuste os bancos, ligue e desligue o motor, buzine, gire o volante todo para cada lado... Isso fará com que você se sinta dominando melhor a máquina quando de fato estiver dirigindo.

4 - Aproveite um horário de pouco trânsito para dar algumas voltas no quarteirão. Vá testando quanta força você precisa fazer, quanto girar o volante nas curvas, quanto pisar no acelerador e no freio...

5 - Comece a explorar caminhos curtos. Só mude o trajeto depois de repetir algumas vezes, pois com o mesmo decorado ele será mais fácil de ser feito.

6 - Não fuja do carro: marque na agenda dois ou três dias da semana em que você vai obrigatoriamente dar umas voltinhas. Não tem jeito, é assim que se ganha confiança.

7 - Quando se sentir mais segura, comece a pegar subidas e descidas. Eu aqui, sem saber dirigir, acho que deve ser uma das coisas mais difíceis.

8 - Aceite que você vai tremer e suar (sim!) no começo. Então, no primeiro medinho não desista! Isso passa com a prática.

9 - Vá com calma e ignore a pressão dos outros. Se for pedir pra alguém te ajudar, pense bem em quem será e se na hora começar o "Freia, freia, freia!" ou "Ihh, você tá muito devagar...", volte pra casa e diga a pessoa que agradece mas prefere continuar sozinha com um sorriso no rosto.

Então, meninas, vocês também tem/tiveram medo de dirigir? Eu olho meu marido no volante e acho tudo muito difícil... Vamos ver como vai ser quando chegar a minha vez né? Mas tenho certeza que com essas dicas, todas nós vamos ficar assim:

mulher feliz e confiante dirigindo

Beijos e até mais!

0 inspirações:

Postar um comentário

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!