segunda-feira, novembro 25, 2013



Os benefícios do sol

Parece até brincadeira falar em tomar sol no Brasil né? Mas com a nossa vida em torno de computadores, é preciso se lembrar dele. Doses diárias de raios solares melhoram o sistema imunológico, fortalecem os ossos e combatem a depressão, portanto alguns banhos de sol são essenciais.

mulher tomando sol com protetor solar

Superforça

Tomar em média 30 minutos de sol por dia deixa o seu corpo bem mais forte. Isso porque graças aos raios ultravioleta sintetizamos a vitamina D, essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e para o fortalecimento dos ossos. Na alimentação também encontramos a vitamina D na gema de ovo, manteiga e em alguns tipos de peixes, mas só a ingestão desses alimentos não basta. É preciso tomar sol para que uma substância que temos na pele, o ergosterol, se transforme nessa vitamina. Ou seja: além de deixar aquela cor de saúde, uma boa dose de sol protege o corpo contra infecções e inflamações. Para que ele consiga fazer a síntese de vitamina D, o mínimo necessário são 10 minutos de sol, pelo menos 3 vezes por semana. Mas lembre-se de passar o protetor solar e de dar preferência para o sol antes das 10 da manhã.

E tem mais

Andar por aí se escondendo demais do sol pode comprometer até a inteligência! Pesquisa feita pela universidade do Alabama, nos EUA, mostrou que a ausência de exposição pode causar  problemas cognitivos como dificuldade de aprendizagem, raciocínio e compreensão do mundo real.

Dá o maior barato

A ciência já comprovou: nos países em que a incidência de sol é pequena, as pessoas têm maior tendência a sofrer de depressão. Na falta de sol, o corpo produz mais melatonina, hormônio responsável por comportamentos noturnos como sonolência, raciocínio lento, indisposição e fadiga. Juntos, esses sintomas compõem um quadro de depressão. Ao perceber a luz solar, a retina envia um estímulo para a glândula pineal, que então suprime a produção de melatonina (aula de Biologia feelings hein?). Além disso, o sol ajuda na liberação da serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor.

0 inspirações:

Postar um comentário

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!