Utilidade Pública: NÃO "Tire seu nome do SPC/Serasa"!

Esse conjunto Black Friday + férias + Natal fez muita gente estourar o orçamento e mesmo o décimo terceiro pode não dar conta das despe...

Medo das dívidas SPC/SERASA

Esse conjunto Black Friday + férias + Natal fez muita gente estourar o orçamento e mesmo o décimo terceiro pode não dar conta das despesas extras. Na internet é fácil achar anúncios do tipo: "Tire seu nome do SPC/Serasa agora". Atenção: eles não passam de golpe! Só existem 4 maneiras de limpar seu nome. São elas:

1 - Pagar

Essa é óbvia, mas vamos lá. Se você pode, quite as dívidas e suma dos cadastros em no máximo 5 dias. Para pagar vá direto à empresa com a qual tem o débito. Às vezes as companhias terceirizam a cobrança, mas você só deve aceitar quitar a dívida com outra empresa se receber uma autorização por escrito do credor original. Guarde o comprovante de pagamento! Além disso, após os 5 dias verifique se você realmente saiu do cadastro, caso não entre em contato com o credor.

2 - Negociar

Se não puder pagar, não finja que o problema não existe. Busque uma negociação antes de o nome se enlamear. Geralmente as empresas são maleáveis nesse momento, pois temem perder todo o dinheiro. Para facilitar o pagamento, costuma-se aumentar o número de parcelas (e as taxas de juros, claro) para fazer o valor da prestação mensal caber em suas possibilidades de pagamento. Algumas vezes, quando já correram muitos juros sobre o valor original da dívida, a negociação gira em torno da empresa abrir mão de boa parte (ou até completamente) desses juros. Se o nome já estiver sujo, após a negociação e a quitação da primeira parcela o prazo é de até 5 dias para que ele seja limpo.

3 - Contestar

Se você for cobrada por uma dívida inexistente ou que já foi paga, já prescrita ou que você jamais contraiu, vá ao SPC e ao Serasa. Com um comprovante tudo se resolve na hora. Se não rolar, recorra ao Procon - que vai negociar com a empresa que diz que você deve o que não deve. Se isso falhar, vá à Justiça. Contrate um advogado  ou procure o Juizado de Pequenas Causas. Um juiz pode obrigar o SPC/Serasa a retirar o nome do cadastro e, quem sabe, pedir danos morais a empresa que te acusou de devedor erroneamente.

4 - Prescrever

Dívida tem prazo de validade, sabia? Ele é de cinco anos para a maioria das transações comerciais. Se você for cobrada por uma dívida mais antiga, procure o SPC/Serasa e conteste. É comum a realização dessa cobrança indevida principalmente por empresas que compram dívidas quase vencidas. Vender dívidas é permitido por lei (uma prestação que você não paga em uma loja pode parar em outra empresa), mas é proibido cobrar as que já prescreveram.

Fazendo as contas no fim do mês

Calma, calma!

Se o pagamento de uma dívida atrasa, no dia seguinte a empresa credora já pode repassar o CPF do devedor para o SPC/Serasa, mas é comum esperar por dez dias, às vezes até mais. Ao serem notificados, esses órgãos mandam uma carta ao consumidor informando que o nome dele está para ser inscrito em seu cadastro. Segue-se um prazo de mais dez dias (após a emissão da carta) para pagar, negociar ou contestar a dívida.

COMENTÁRIOS

Nome

#regimedeengorda,2,BEDA 2015,7,beleza,13,beleza e moda,3,blogagem coletiva,2,cabelos,28,carreira,5,casamento,19,comportamento,30,compras,2,cuidados com a pele,1,cultura,15,cultura de rua,1,decoração,4,desenvolvimento pessoal,2,destaque,30,diário,6,diário do procrastinador,1,dicas,22,DIY,5,fashion pro bloggers,15,finanças,1,fotografia,6,glossy box,5,imagem e estilo,2,inspiração,4,instagram,1,maquiagem,26,metablog,8,moda,18,No Celular,5,organização da casa,1,para blogueiras,3,pele,8,penteados,1,publicidade,20,receitas,5,recursos técnicos,3,relacionamentos,16,resenhas,8,ruivas,2,saúde,17,sobre mim,1,sorteio,4,textos e crônicas,1,transição capilar,1,vegetarianismo,2,viagens,3,vídeos,6,
ltr
item
Bia Inspira: Utilidade Pública: NÃO "Tire seu nome do SPC/Serasa"!
Utilidade Pública: NÃO "Tire seu nome do SPC/Serasa"!
http://4.bp.blogspot.com/-EuQXwjuaDEs/Uq7yN9K4vcI/AAAAAAAADYY/nlb1HXJ1bV0/s1600/d%C3%ADvidas.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-EuQXwjuaDEs/Uq7yN9K4vcI/AAAAAAAADYY/nlb1HXJ1bV0/s72-c/d%C3%ADvidas.jpg
Bia Inspira
http://www.biainspira.com/2013/12/utilidade-publica-nao-tire-seu-nome-do.html
http://www.biainspira.com/
http://www.biainspira.com/
http://www.biainspira.com/2013/12/utilidade-publica-nao-tire-seu-nome-do.html
true
2316697469629164955
UTF-8
Todos os Posts Carregados Não encontramos nenhum post VER TUDO Leia Mais Responder Não responder Delete Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post para sua busca Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É EXCLUSIVO Por favor compartilhe para ter acesso Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código Todos os códigos foram copiados para área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar