terça-feira, janeiro 14, 2014



4 motivos para pintar os cabelos e 1 para fugir da tinta!

Praticamente todas as mulheres já pintaram o cabelo na vida, eu sou uma das poucas que não. Muito se fala sobre os produtos usados maltratarem o cabelo, mas tem se investido muito dinheiro e tecnologia pra melhorar a qualidade dos produtos e hoje quase dá pra dizer que eles fazem bem.

Se você é adepta de pintar e de variar, veja abaixo alguns efeitos que você pode conseguir em seu cabelo só aplicando uma tintura. Mas lembre-se que a estes efeitos são temporários e visuais, de fato você não está tratando o cabelo.

1 - Falso brilhante

Cabelo liso e brilhante

As tinturas mais modernas e de melhor qualidade trazem lá seus benefícios, como o de dar mais brilho à cabeleira. Mas como saber se a que você escolheu é bacana ou não? Os especialistas em cosmetologia ensinam que, quanto mais agentes condicionadores um produto tiver, melhor ele é. Procure na descrição da composição do produto palavras terminadas em "one" (da família do silicone, poderoso hidratante) e em "monium" (do time dos seladores, que "fecham" as cutículas dos fios). No processo de coloração, as escamas são abertas para que a cor possa ser depositada dentro delas. Se forem bem seladas depois, é brilho na certa!

Dica: A tintura cai de um jeito diferente em cada cabelo e em cada tom de pele. O que ficou bonito na cabeça de uma amiga pode ter resultado oposto na sua. Se suas madeixas são virgens, é melhor fazer a tintura no salão, sob a orientação de um especialista (os produtos mais avançados estão à venda apenas para profissionais).

2 - Tá tudo dominado

Gisele Bundchen com cabelo loiro e ondulado

Reflexos ou luzes deixam os fios mais ressecados e porosos. Ou seja: o efeito colateral desses procedimentos acaba sendo um bom aliado para quem sofre com a oleosidade excessiva. Mas é claro que essa não é uma solução definitiva para o problema. Ela apenas dá uma melhorada no aspecto gorduroso (afinal, o óleo dos cabelos, que continuam crescendo, sai da raiz).

Dica: A Explicação científica da coisa toda - Em condições normais, as madeixas têm pH ácido. Quando são feitos reflexos ou luzes sobre elas, seu pH fica mais básico. A membrana lipídica (de oleosidade) que as recobre é retirada. Hidratação ajuda o pH do cabelo a voltar a seu estado anterior.

3 - Beleza de raiz

Sarah Jessica Parker com cabelo cacheado e loiro

Quem tem pouco cabelo pode turbiná-lo deixando sua raiz mais escura do que o comprimento. Esse truque cria uma ilusão de profundidade e, consequentemente, de mais volume. Nem é preciso encarar uma descoloração tão radical. Dá para conseguir o mesmo efeito "manchando" suavemente os fios, desde que se preserve a cor natural da raiz. Você pode clarear dois tons nela e três ou quatro nas pontas, por exemplo. Em resumo: o que não dá é deixar a cabeleira monocromática, pois desse jeito o jogo de luz e sombra fica prejudicado. Se quiser aumentar ainda mais a aparência de volume, aposte em um corte repicado (as pontas desiguais garantem mais movimento tanto aos cabelos curtos quanto aos compridos).

Dica: Quanto mais descoloridas estiverem as madeixas, de mais hidratação e produtos específicos elas precisam.

4 - Uma nova onda

Cabelos longos com ombre hair e ligeiramente ondulados

Cabelos muito lisos, do tipo que não seguram nem um grampo, compõem um visual meio monótono porque estão sempre do mesmo jeito. Reflexos ou luzes podem ajudar a dar uma impressão de movimento a cabeleiras assim. Os pontos de luz originados pelos tons artificiais próximos ao natural (um "tiquinho" acima ou abaixo) criam a ilusão de que os fios estão mais descolados uns dos outros (de novo: viva o jogo de luz e sombra!). Além do mais, o ressecamento causado pela química faz com que eles fiquem levemente mais ondulados.

Dica: O shampoo para quem tem cabelos com química deve ser leve, daqueles de uso diário, ou do tipo restaurador, próprio para fios tingidos. Quanto menos espuma ele fizer, mais suave é, já que tem baixa concentração de detergentes.

E... O motivo para não pintar

Em geral, os médicos dermatologistas e tricologistas (especialistas em pelos e cabelos) são contrários à aplicação de tinturas nos fios com o argumento de que são muito agressivas. Eles abominam especialmente as tintas de cores mais claras, em tons de loiro - esses produtos normalmente possuem maior quantidade de amônia, substância responsável por fazer a química penetrar no interior dos fios e que ajuda a ressecá-los. É por serem livres de amônia que as tinturas tonalizantes são temporárias, já que a cor fica na superfície das madeixas e vai saindo à medida que elas são lavadas. Se seus cabelos tendem a ser secos, é melhor optar por esse tipo de produto mesmo que tenha que pintar mais vezes do que com tintas a base de amônia.

0 inspirações:

Postar um comentário

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!