quinta-feira, janeiro 16, 2014



Mitos e verdades do mundo da beleza

Mitos e verdades do mundo da beleza

E vamos para mais um mito ou verdade, desta vez com várias questões relacionadas a beleza. Como leitora (blogueira também é leitora gente!) gosto bastante desse tipo de artigo porque de forma rápida tiramos aquelas dúvidas super basiconas, que ninguém faz um post só pra falar sobre cada uma.

Arrancar cabelos brancos apressa o surgimento de outros

Não. Quando os fios de cabelos começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios ficarão brancos também. Tudo culpa dos melanócitos, células que ficam próximas do bulbo capilar. Quando perdem a capacidade de produzir melanina, pigmento responsável pela coloração natural dos cabelos, os fios embranquecem. A produção de melanina cai por vários motivos: pode ser genético (por isso há quem vá ficando grisalho antes mesmo dos 20 anos), pela produção hormonal - e pelo próprio envelhecimento.

Depilar as axilas aumenta as chances de ter câncer de mama

Não há nenhuma interferência da depilação na alteração dos gânglios mamários. Retirar os pelos é uma ação superficial feita na pele.

Produtos de maquiagem abertos vencem mais rápido

Sim. Abertos, eles ficam mais suscetíveis às variações de temperatura e umidade relativa do ar. Aí, os componentes das fórmulas são alterados e podem criar fungos. O menor sinal de mudança no cheiro e na consistência da maquiagem mostra que está na hora de jogá-la fora. A vida útil de uma máscara para cílios, por exemplo, é de a´te seis meses.

Vários produtos de maquiagem

Água quente estraga os cabelos

Sim. O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria. A água quente prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborreia e pode causar a queda dos fios. Em cabelos finos, a água quente resulta em frizz. Cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho.

Mulher com cabelos longos

O alumínio presente em antitranspirantes faz mal à saúde

Não. O alumínio pode ser responsável por dermatites de contato e alergias em pessoas com predisposição. Mas não existe relação entre o uso de desodorante antitranspirante e o surgimento de câncer de mama. O que pode acontecer é um entupimento das glândulas sudoríparas das axilas, formando nódulos que podem inflamar e doer.

Lixar a sola dos pés faz com que eles fiquem mais grossos

Sim. Lixar os pés é um trauma mecânico, que é interpretado pelo organismo como uma agressão. O corpo, com o intuito de proteger a área agredida, rapidamente forma outra pele mais consistente.

Tirar as cutículas faz com que cresçam mais

Sim. Retirar as cutículas das unhas é um trauma local e o corpo responde ao estímulo aumentando a produção de peles para proteger mais a área agredida.

Pessoa fazendo as unhas e tirando cutícula

Tomar banho gelado segura o bronzeado

Sim. O banho frio não desidrata a pele como o banho quente, tem efeito calmante e anti-inflamatório. Por causarem vasoconstrição - contração dos vasos sanguíneos - os banhos frios conservam mais o bronzeado.

Chá verde emagrece

Chá verde funciona para emagrecimento

Sim. O chá verde estimula a digestão e facilita a queima de gordura. Rico. em flavonóides, catequinas e polifenóis - substâncias termogênicas e antioxidantes -, ele ativa o metabolismo, faz o corpo liberar toxinas, reduz o açúcar do sangue, desincha e faz o intestino funcionar melhor. Além disso, diminui os níveis de LDL (o colesterol ruim) e aumenta os níveis de HDL (o colesterol bom). Mas, como em tudo nesta vida, não é bom exagerar na dose. O recomendável é de três a cinco xícaras por dia. Mais que isso pode causar diurese e alterar o ciclo do sono porque o chá contém cafeína.

Chocolate favorece o aparecimento de espinhas

Depende. Quem tem tendência a ter pele acneica e exagera na ingestão de chocolates e alimentos oleosos fica mais propenso a sofrer com essas erupções porque a pele pode produzir mais sebo no período de alimentação desregrada.

Beber água ou suco durante as refeições é prejudicial

Não, desde que seja em pequena quantidade. De preferência não mais que um copo pequeno (200 mL). Prefira água sem gás ou suco natural. Bebidas com gás provocam dilatação momentânea do estômago, prejudicam a digestão e o aproveitamento dos nutrientes.

Tirar a sobrancelha com cera deixa as pálpebras flácidas
Sim. A pele próxima da região dos olhos é muito fina e delicada, e isso inclui as sobrancelhas. O processo de depilação com cera nessa região faz a pele ser puxada repetidamente. Esse puxa e repuxa causa flacidez.

Prender os cabelos em um rabo de cavalo acelera o crescimento dos fios

Não. Prender os cabelos não tem nada a ver com fazê-los crescer mais rápido. Além disso, os fios podem se romper, principalmente se forem presos ainda úmidos, quando a elasticidade dos cabelos fica alterada e mais suscetível.

Quando trocamos de xampu, parece que os cabelos ficam mais gostosos... É que os cabelos se acostumam com o xampu

Shampoos e condicionadores Aussie, Redken e Kerastase para tratamentos de cabelo

Sim, os cabelos se "acostumam" com um produto depois de um tempo de uso. Como os resíduos permanecem nos fios, os bons efeitos praticamente desaparecem. Por isso, deve-se trocar de xampu sempre que os cabelos estiverem opacos e pesados. Fazer um rodízio entre marcas diferentes ou usar um xampu antirresíduos a cada quinze dias resolve o problema.

Comer à noite engorda

Por incrível que pareça, não! O que não pode é comer exageradamente, mas isso vale para qualquer horário. À noite precisamos de uma quantidade bem menor de energia porque o corpo fica várias horas em repouso. Mas durante o sono também gastam-se calorias. O ideal é comer pelo menos duas horas antes de dormir e evitar alimentos de difícil digestão como frituras, molhos que levem muita manteiga, creme de leite e carnes gordas. Já alimentos como arroz integral, quinoa e macarrão integral são muito bem vindos à noite. Eles são ricos em fibras e pobres em gorduras.

0 inspirações:

Postar um comentário

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!