O que fazer com a caspa

Ao contrário do que muitos espalham por aí, a caspa não é sinal de falta de higiene e não é contagiosa. A dermatite seborreica é uma in...

Mulher com problemas de caspa

Ao contrário do que muitos espalham por aí, a caspa não é sinal de falta de higiene e não é contagiosa. A dermatite seborreica é uma inflamação do couro cabeludo, que gera descamação e acontece por uma simples predisposição genética ou por alguma descarga hormonal, bem comum na adolescência. Aí, abrem-se dois caminhos, ou a caspa desaparece quando os hormônios voltam a ficar equilibrados ou persiste durante toda a vida. Apesar da cura ainda não ter sido descoberta é possível mantê-la sob controle com produtos específicos. A caspa pode ser dividida em três níveis:
  • Floquinhos brancos - descamação leve do couro cabeludo. As partículas brancas ficam aparentes entre os fios de cabelo.
  • Graxenta - é como uma massinha que se forma no couro cabeludo. É mais comum na adolescência. Quando tenho caspa é desse tipo.
  • Psoríase - é o nível mais sério da caspa - uma descamação do couro cabeludo em alto nível que pode chegar a machucar e até sangrar. Lembrando que psoríase não é só ter caspa, pois ela pode acontecer em qualquer parte do corpo. Também é genético, não tem cura e não é contagioso.

Esquema demonstrando descamação e formação de placa de gordura no couro cabeludo como causas de caspa

Atenção, atenção

Um dos fatores que fazem com que a caspa apareça é o estresse. Isso porque tudo o que estressa contribui para que o organismo fique desregulado. Até a TPM pode ser considerada um agravante.

Não Esfrega!

Notou que está com caspa? Esqueça o secador de cabelos e não apele para o excesso de lavagens. Elas fazem a irritação aumentar porque ressecam o couro cabeludo já debilitado e agravam a descamação.

Cuide

Além das questões estéticas, a caspa não tratada pode virar caso sério de saúde. Excesso de descamação pode gerar infecções e incentivar o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo, causando queda significativa dos fios, vermelhidão e dor; sinais de que o processo virou doença. O conselho dos médicos nesse caso é: procure um tricologista, médico especialista em cabelos.

Mais uma dica

Não confunda resíduos de produtos, como gel, condicionador e leave-in, com caspa. Se usados em excesso, eles ficam impregnados no couro cabeludo. Aí, uma lavagem das boas, com xampu antirresíduo, resolve tudo.

Existem produtos para cuidados especiais do cabelo e couro cabeludo, que promovem o controle da caspa. Procure usar shampoos, condicionadores e loções anticaspa que ajudarão a reduzir a oleosidade do cabelo e a controlar a formação da caspa.

COMENTÁRIOS

Nome

#regimedeengorda,2,autoconhecimento,1,BEDA 2015,7,beleza,13,beleza e moda,5,blogagem coletiva,2,cabelos,28,carreira,5,casamento,19,comportamento,30,compras,2,cuidados com a pele,1,cultura,15,cultura de rua,1,decoração,4,desenvolvimento pessoal,2,destaque,28,diário,6,diário do procrastinador,1,dicas,21,Dicas para viajantes,1,DIY,5,fashion pro bloggers,14,finanças,1,fotografia,6,glossy box,5,imagem e estilo,3,inspiração,4,instagram,1,maquiagem,27,metablog,8,moda,18,No Celular,5,organização da casa,1,para blogueiras,4,pele,8,penteados,1,produtos,1,publicidade,20,receitas,4,recursos técnicos,4,relacionamentos,16,resenhas,8,ruivas,2,saúde,17,sobre mim,1,sorteio,4,textos e crônicas,1,transição capilar,1,vegetarianismo,2,Viagem e Turismo,2,viagens,1,Viagens de fim de semana,1,vida saudável,1,vídeos,6,
ltr
item
Bia Inspira: O que fazer com a caspa
O que fazer com a caspa
http://3.bp.blogspot.com/-_x_ax7RkHyQ/UuZSbvoRTtI/AAAAAAAADo8/9fRf0XePiCU/s1600/caspa1.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-_x_ax7RkHyQ/UuZSbvoRTtI/AAAAAAAADo8/9fRf0XePiCU/s72-c/caspa1.jpg
Bia Inspira
http://www.biainspira.com/2014/01/o-que-fazer-com-caspa.html
http://www.biainspira.com/
http://www.biainspira.com/
http://www.biainspira.com/2014/01/o-que-fazer-com-caspa.html
true
2316697469629164955
UTF-8
Todos os Posts Carregados Não encontramos nenhum post VER TUDO Leia Mais Responder Não responder Delete Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post para sua busca Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É EXCLUSIVO Por favor compartilhe para ter acesso Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código Todos os códigos foram copiados para área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar