segunda-feira, maio 26, 2014



Unhas - O Guia Prático para mãos lindas e com saúde!

Se você pinta as unhas com frequência e se gosta de cores escuras já deve ter percebido alguma vez que quando tirou o esmalte que as unhas estavam amareladas. Isso acontece porque as unhas são extremamente porosas e, em contato com a tinta do esmalte, absorvem um pouco dela. Uma dica para clareá-las é mergulhar as mãos por alguns minutos em meio copo de água morna com 1 colher de sobremesa de bicarbonato e outra de sal.

Se você adora trocar de esmaltes, procure sempre deixar que as unhas respirem pelo menos por 24 horas. Além disso, lembre-se que tudo no corpo precisa de hidratação: até as unhas! Você pode usar produtos específicos para este fim (como a cera nutritiva da Granado e o Mira-Cuticle da Avon), ou passar azeite sobre elas antes de aplicar o esmalte, para hidratá-las e protegê-las da tinta. Retire o excesso de óleo com um algodão para não dificultar a aderência do esmalte.


Como senha de banco, um kit de manicure é pessoal e intransferível! Tenha o seu e, toda vez que for usá-lo, limpe tudo com três passadas de uma gaze embebida em álcool 70% (atenção: não é o gel nem o diluído; eles não matam bactérias com a mesma eficiência que o 70%). Várias doenças podem ser transmitidas por equipamento contaminado, como as hepatites B e C. Isso vale não só pra quando for na manicure, mas pra sua casa: você usa o mesmo alicate que sua mãe e suas irmãs? CUIDADO!


O prazo de validade padrão dos esmaltes é de três anos. O que vale, segundo os fabricantes, também para vidros abertos, desde que bem protegidos da luz solar e do calor. Se o fundo do frasco estiver esbranquiçado, é sinal de que as substâncias que compõem o produto já estão se deteriorando. Não use esmaltes fora de validade ou com sinais de mudança na composição química! Vou fazer vários projetinhos de Faça Você Mesma aqui no blog mostrando em que você pode usá-los se, como eu, você ficar com pena de jogar fora.


Químicos e dermatologistas condenam o uso da acetona por ser um solvente muito forte: ao mesmo tempo em que retira a pintura, prejudica as camadas protetoras da unha, deixando-a fina e quebradiça. Melhor optar por usar removedor sem acetona, facilmente encontrado em farmácias.


As malditas bolinhas que às vezes aparecem nas unhas recém-feitas podem ser causadas por qualquer coisa que faça o esmalte endurecer mais rápido do que deveria. Uma corrente de ar ou o calor, seja do ambiente ou até das próprias mãos, faz evaporar parte do solvente do produto, alterando sua viscosidade. Além de tentar barrar esses problemas, agite de leve o esmalte antes de usá-lo para sua consistência ficar mais uniforme.


12 comentários:

  1. menina..arrasou nas dicas,uma unha saudavel e tudo,nao basta esta esmaltada tem que ter cuidados especiais,sabia que se algume estiver com fungos na unha e a gente usar logo em seguida o mesmo esmalte causa fungos? entao muito serio..adorei suas dicas,,otimassss
    te seguindo linda
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa dos fungos você fala em relação a usar o esmalte? Porque que os aparelhos podem transmitir várias doenças eu sabia, mas na verdade, nunca pensei no esmalte...
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  2. Todo todos esses cuidados até porque minha unha ultimamente andou descamando.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, no seu caso pode ser também alergia...
      Bjos

      Excluir
  3. estou tentando trocar o óleo de banana no lugar do removedor de esmaltes
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sabia.. O óleo de banana funciona como removedor de esmaltes??

      Excluir
  4. Eu vou te confessar, tem muito tempo que eu não faço minhas cutículas, mas muito mesmo, por pura opção, e te confesso mais ainda eu sou tão desleixada com minhas mãos, que senti vergonha lendo esse post. Agora eu vou começar a cuidar melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz cutículas pouquíssimas vezes na vida, nem sei fazer em mim mesma. E tenho bem poco também...

      Excluir
  5. ai, de todo o universo da beleza feminina cuidar das unhas é a unica coisa que eu não faço (ah! eu tmb não uso brincos!) hahahaha

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha eu já tive uma fase "louca das unhas". Atualmente só lixo e já fico muito feliz :D

      Excluir
  6. Fiquei curiosa com relação ao faça você mesmo com os esmaltes já vencidos.
    Vou querer conferir com certeza.

    ótimas dicas <3

    Beijinhos da Leeh

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, tô cheia de ideias! Esse mês vai pro ar, aguarde e confie.
      Beijosss

      Excluir

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!