terça-feira, junho 03, 2014



9 erros em entrevistas de emprego


1 - Deixe a vida pessoal na sala de espera


Para o entrevistador, não interessa saber quantas horas o candidato pegou de trânsito ou se ele precisa da vaga porque tem de ajudar a família no interior.

2 - Para o que der e vier? Não!

Um problema comum entre os recém-formados é não saber em que área quer trabalhar. Mantenha um foco.

3 - Não faça amigos, faça entrevistas

Entrevistadores competentes são imunes a mimos. Ou seja, nem tente puxar o saco - vai pegar mal para você.

4 - A supersincera

Ninguém está falando para mentir, mas talvez omitir. É claro que o salário é importante, mas deixe para pedir um aumento depois que entrar e mostrar seu valor. Também é furada destilar seu veneno contra o emprego atual. Fale só de aspectos positivos de suas experiências para não passar uma imagem de resmungona.

5 - Propaganda enganosa

A formação acadêmica da maioria dos consultores de RH é em psicologia, e por isso eles têm o ouvido treinado para ler nas entrelinhas da fala dos entrevistados. Não finja ser algo que não é.

6 - Total descontrol

Alguém que perde a cabeça ou chora em momentos de tensão será imediatamente descartado. É preciso demonstrar autocontrole. Se para você é um problema falar com um estranho, treine a entrevista com as amigas. Na hora em que fora para valer, a situação vai parecer um pouco mais familiar.

7 - No seu lugar

Ao se candidatar à vaga, veja e reveja os requisitos: conhecimento de algum programa de computador, formação específica. Nem saia de casa se não tiver no currículo o mínimo esperado.

8 - Com que roupa eu vou mesmo?

Não é raro ver candidatos a estágio de terno e gravata. Por precaução, informe-se sobre o modo como os funcionários da sua futura empresa se vestem.

9 - Aceite as maluquices

Tendências de RH apontam para testes pouco ortodoxos em processos seletivos, como dramatizações, interação forçada ou perguntas desconcertantes - do tipo "Se você fosse uma árvore, qual seria?". O intuito disso é justamente testar como a pessoa se sai nessas práticas estranhas.

0 inspirações:

Postar um comentário

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!