sexta-feira, janeiro 30, 2015



Homens cuidando da casa: isso dá certo?


No fim de 2009, o IBGE divulgou um levantamento surpreendente: de 1998 a 2008, a porcentagem de mulheres chefes de família subiu de 2,4% para 9,1%. A conta considera apenas os lares em que há a presença de marido e mulher. Se forem incluídas as pessoas do sexo feminino que moram sem um companheiro, a porcentagem cresce para 34,9% (antes, era de 25,9%). O que isso quer dizer? Que as mulheres estão dominando até os casamentos, gente! Será que isso influencia de alguma forma o relacionamento? Abaixo segue-se uma série de perguntas e respostas sobre o assunto:

É possível haver uma inversão de papéis desse tipo na família e ter uma harmonia de verdade no casal?

Para que aconteça esta inversão sem que isto seja um problema, é fundamental que os parceiros tenham claro que estão andando na contramão das convenções e eles precisam se sentir imunes às observações e julgamentos dos outros.

O homem não vai sempre se sentir inferiorizado por não prover o dinheiro à família ou a maior parte dele?

Já existem muitos homens que lidam bem com isto, mas muitos deles ainda estão presos ao pensamento antigo, segundo o qual eles é que devem ser os provedores do lar. As mulheres também precisam trabalhar seus conceitos e pré-conceitos, permitindo a mudança dos paradigmas.


A mulher pode virar "a mandona" da casa e "diminuir" o homem em algum aspecto?

Quando o homem era o provedor do lar, acabavam por usar e abusar deste poder. Uma das consequências disto foi a batalha das mulheres pela independência. Agora, elas podem muito bem cometer o mesmo equívoco.

 Isso pode afetar o relacionamento sexual de alguma maneira?

Os homens sempre associaram a potência sexual às suas realizações e particularmente ao dinheiro. Com esta inversão, é bastante comum que eles se sintam mais vulneráveis e fracos e isto se reflita na hora do sexo. 

A inversão pode afetar a admiração que um tem pelo outro de alguma forma positiva ou negativamente?

A admiração é fundamental para a continuidade da relação. Se você se acomoda e não cresce pessoal e/ou profissionalmente, é capaz de perder alguns pontos com o seu cônjuge.

Eu só sei que aqui em casa o nosso sonho é que eu seja bem sucedida profissionalmente e que ele possa viver pra cozinhar, malhar e cuidar dos cachorros.  Um casal de vanguarda não é?

2 comentários:

  1. Eu acredito que dá certo sim, e tem homens que são mais limpos que muitas mulheres por aí e alguns são até perfeccionista demais rsrsrs na hora de organizar fazem com gosto.....no meu caso eu sou a dona de casa mesmo acho que esse papel é da mulher kkkkkkkkk

    Beijos;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, maridão gosta de cozinhar. Mas também SÓ isso, o resto é tudo comigo hahahaha

      Excluir

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!