sábado, agosto 22, 2015



4 passos para escrever posts altamente compartilháveis


Para quem escreve um blog, produzir conteúdo viral toma bastante tempo e exige prática. Com esses passos você poderá garantir que está escrevendo conteúdo que gera engajamento, compartilhamentos nas mídias sociais e otimizado para os mecanismos de busca. Espero que você tire bom proveito das dicas!


Seja pessoal.

Escreva como se fosse para uma pessoa específica - seu leitor ideal. Escreva como se estivesse diante dele, refira-se a "você". Isso te deixará mais amigável e dará um tom mais motivacional ao que você diz.

Seja prático.

Cite exemplos reais. Se você tem um post sobre como ganhar mais seguidores no Facebook, não fale somente para seus leitores "convide seus amigos para dar like na página por email". Ao invés disso, dê um exemplo pessoal como "Eu comecei com 200 seguidores dezembro passado e ganhei mais 200 até fevereiro. Eu decidi que por 10 minutos por dia eu ía convidar ativamente pessoas para dar like na página. Durante o mês de fevereiro eu tive 212 seguidores novos." Depois coloque um printscreen da sua fanpage.

Escreva títulos diferentes para objetivos diferentes.

Tipos diferentes de títulos servem para propósitos específicos e ajudam a aumentar sua relação com os leitores. Usando o Blogger consigo usar 3 tipos de títulos para cada post. São eles:

  • Título do post no blog - É exatamente o que o nome diz e costuma ser o que faz a pessoa querer ler o post.
  • Título para SEO - Este fica escondido na url do post. Já tem um tempo que o blogger permite que a gente mude o que vai aparecer na url quando estamos publicando o post. A dica aqui é focar nas palavras chave e/ou importantes do texto. Retire artigos, proposições, conjunções, sinais gráficos e use bem o espaço disponível. Portanto, se o título for "5 produtos para cabelos que você precisa no verão", a url pode ser algo como "5-produtos-cabelos-verão"
  • Título para as mídias sociais - esse é o título que faz a pessoa clicar na imagem no Facebook ou no Google + pra ir pro seu blog. Ele deve ser uma versão maior e mais específica do título do post no blog e deve conter um Call to Action. Citando o exemplo anterior, o título poderia ser " Leia esse post para saber porque eu acho que o verão é a pior época para os nossos cabelos".

Faça um CTA (Call to Action) no final de todo post.

Essas são as perguntas ou pedidos para seus leitores comentarem de volta. Pergunte a eles por idéias! Encoraje-os a comentar dividindo suas experiências ou pergunte se sabem alguma dica.

Você tem mais alguma dica que usa no seu blog? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

Este post faz parte do BEDA 2015. Saiba o que é o BEDA aqui e veja todos os outros posts aqui.

0 inspirações:

Postar um comentário

 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!