Por que criar uma marca pessoal é a primeira coisa que as blogueiras devem fazer?

Se você acompanha o Bia Inspira, sabe que recentemente refiz toda a identidade visual do blog, que agora é unificada entre blog e todos ...


Se você acompanha o Bia Inspira, sabe que recentemente refiz toda a identidade visual do blog, que agora é unificada entre blog e todos os canais de comunicação. Esse foi um sinal de amadurecimento profissional meu e do blog, algo muito importante quando o assunto é marketing digital. Aliás, devo ressaltar que depois da mudança de layout, temos sido tratados com mais profissionalismo por parte de todos os contatos. É isso do que se trata o tal do branding de fato:

  • Ter um foco - o que é a ÚNICA coisa que você realmente está tentando transmitir para seus leitores
  • Ter uma mensagem uniforme - essa forma precisa ser coerente com sua personalidade, estilo de vida, identidade visual (onde entram o layout, logotipo, cores e fontes usadas), bem como a voz que você usará na escrita.


Eu já posso ouvir você dizer "Certo, tudo muito bonito mas... Como faço para descobrir minha marca pessoal e trazê-la para meu blog??


Eu tenho feito esse exercício muitas vezes (aqui para o Bia Inspira e para alguns projetos que estão em andamento) e aqui vão algumas dicas que recomendo:

- Comece por tornar claro quem você é, quais são seus diferenciais e que conteúdo você quer abordar no blog. Você precisa responder a estas perguntas honestamente:
  • Por que alguém iria querer ler meus posts?
  • Meus posts são engraçados / informativos / auto-depreciativos?
  • Eu seria capaz de investir em ter ótimas fotos de minha autoria?
  • Eu deveria mesmo escrever dia sim dia não por 3-6 meses seguidos, se parece que ninguém está realmente lendo?
  • Quem é o meu leitor ideal? 

Você precisa ser tão específica que se você falar do seu leitor ideal pra sua melhor amiga, ela ache que ele é uma pessoa real.

Deixe eu dar um exemplo - uma alta executiva corporativa que vive em algumas das cidades mais sofisticadas do mundo: Londres, Nova York, Tóquio e Hong Kong. Ela baseia o seu estilo de moda nessas capitais e ela é apaixonada por ajudar outras mulheres a conquistarem o mundo sem sacrificar seus estilos. Este é um assunto que ela debateria por horas e horas entre amigas, no Facebook ou em um blog mesmo com poucos leitores. Ela odiaria ficar falando das super tendências de moda da NYFW (a não ser que fossem realmente legais) ou de dicas para incorporar hot pants a 7 looks diferentes. 

Outra blogueira de sucesso que conheço é uma química que ama cosméticos. Ela ama ensinar suas leitoras o que é cada ingrediente dos produtos e sugere alternativas orgânicas ou mais saudáveis. Ela não tenta fazer as maquiagens do momento (por exemplo, como parecer com a Lady Gaga ou a Beyonce) porque esse conteúdo não agradaria o tipo de público que ela quer manter. O blog dela tem vários anúncios de empresas de maquiagem e cuidados com a pele que possuem produtos saudáveis e orgânicos.

Basicamente você precisa explorar todos os seus conhecimentos e paixões e ver quais podem ser usados como tópicos do seu blog.

Depois de saber qual a chave da mensagem do seu blog, agora você pode usar o design para ampliar a mensagem.

Mensagens e audiências diferentes devem ter designs diferentes 

Para melhor ou para pior, no mundo super estimulado e super cafeinado de hoje, engajar visualmente um leitor é crucial para o sucesso de novos blogs, como pesquisas tem mostrado o cérebro processa imagens 60. 000 vezes mais rápido que texto. Minha experiência pessoal comprova as pesquisas: os blogs que gastam algum tempo/dinheiro com a identidade visual e de sua mensagem não só atraem seu público alvo fácil e rapidamente, como também deixam mais claro qual o nicho do blog. Isso acontece porque o processo de branding força você a analisar o blog como um todo.

Claro que sua marca é altamente influenciada pelo conteúdo do seu blog e vice-versa. Atualmente isso vem acontecendo nas empresas como um ciclo, o que às vezes provoca uma mudança completa.

O assunto é bastante extenso e complexo pra ser tratado em um só post. Deixe suas dúvidas nos comentários e nos próximos posts sobre marca, branding e identidade visual falarei sobre elas.

Este post faz parte do BEDA 2015. Saiba o que é o BEDA aqui e veja todos os outros posts aqui.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 4
Loading...
Nome

#regimedeengorda,2,autoconhecimento,1,BEDA 2015,7,beleza,13,beleza e moda,5,blogagem coletiva,2,cabelos,28,carreira,5,casamento,19,comportamento,30,compras,2,cuidados com a pele,1,cultura,15,cultura de rua,1,decoração,4,desenvolvimento pessoal,2,destaque,28,diário,6,diário do procrastinador,1,dicas,21,Dicas para viajantes,1,DIY,5,fashion pro bloggers,14,finanças,1,fotografia,6,glossy box,5,imagem e estilo,3,inspiração,4,instagram,1,maquiagem,27,metablog,8,moda,18,No Celular,5,organização da casa,1,para blogueiras,4,pele,8,penteados,1,produtos,1,publicidade,20,receitas,4,recursos técnicos,4,relacionamentos,16,resenhas,8,ruivas,2,saúde,17,sobre mim,1,sorteio,4,textos e crônicas,1,transição capilar,1,vegetarianismo,2,Viagem e Turismo,2,viagens,1,Viagens de fim de semana,1,vida saudável,1,vídeos,6,
ltr
item
Bia Inspira: Por que criar uma marca pessoal é a primeira coisa que as blogueiras devem fazer?
Por que criar uma marca pessoal é a primeira coisa que as blogueiras devem fazer?
https://2.bp.blogspot.com/-ose9N_xhGCs/Vbpq_xaJ6kI/AAAAAAAAEVo/Ev4vSkLPndI/s640/personal-branding.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-ose9N_xhGCs/Vbpq_xaJ6kI/AAAAAAAAEVo/Ev4vSkLPndI/s72-c/personal-branding.jpg
Bia Inspira
http://www.biainspira.com/2015/08/criar-marca-pessoal-primeira-coisa-fazer-blogueira.html
http://www.biainspira.com/
http://www.biainspira.com/
http://www.biainspira.com/2015/08/criar-marca-pessoal-primeira-coisa-fazer-blogueira.html
true
2316697469629164955
UTF-8
Todos os Posts Carregados Não encontramos nenhum post VER TUDO Leia Mais Responder Não responder Delete Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post para sua busca Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É EXCLUSIVO Por favor compartilhe para ter acesso Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código Todos os códigos foram copiados para área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar