sábado, agosto 29, 2015



Por que criar uma marca pessoal é a primeira coisa que as blogueiras devem fazer?


Se você acompanha o Bia Inspira, sabe que recentemente refiz toda a identidade visual do blog, que agora é unificada entre blog e todos os canais de comunicação. Esse foi um sinal de amadurecimento profissional meu e do blog, algo muito importante quando o assunto é marketing digital. Aliás, devo ressaltar que depois da mudança de layout, temos sido tratados com mais profissionalismo por parte de todos os contatos. É isso do que se trata o tal do branding de fato:

  • Ter um foco - o que é a ÚNICA coisa que você realmente está tentando transmitir para seus leitores
  • Ter uma mensagem uniforme - essa forma precisa ser coerente com sua personalidade, estilo de vida, identidade visual (onde entram o layout, logotipo, cores e fontes usadas), bem como a voz que você usará na escrita.

sábado, agosto 22, 2015



4 passos para escrever posts altamente compartilháveis


Para quem escreve um blog, produzir conteúdo viral toma bastante tempo e exige prática. Com esses passos você poderá garantir que está escrevendo conteúdo que gera engajamento, compartilhamentos nas mídias sociais e otimizado para os mecanismos de busca. Espero que você tire bom proveito das dicas!

sábado, agosto 15, 2015



4 motivos para começar a fazer vídeos agora!


Entra e sai ano, e uma das minhas promessas é "esse ano eu vou fazer mais vídeos" "Vou me aventurar no YouTube... Hangouts vão ajudar... E, que tal os vídeos do instagram?" E toda vez que faço um vídeo sou recompensada com muitos compartilhamentos, likes e comentários, portanto posso confirmar as vantagens dessa tão necessária ferramenta para estratégias de marketing. Mas minha vida nunca me permitiu ser frequente com esse tipo de conteúdo.

sábado, agosto 08, 2015



Os 5 melhores nichos para ganhar dinheiro com blogs no momento


Todo blog faz parte de um nicho - mesmo que seja sobre um hobby, beleza, tecnologia, ou qualquer outro assunto. No entanto o que fará mais diferença na medida do seu sucesso será seu estilo próprio de blogar. De acordo com as pesquisas, os 5 nichos mais rentáveis para começar a blogar são:

Saúde


Informações sobre emagrecimento, nutrição, comida, síndromes e distúrbios, treinamentos e blogs com exercícios.

Tutoriais para blogs


Blogs sobre blogs, como esta série do Bia Inspira. Incluem em grande parte dicas de como realizar atividades rotineiras dos blogueiros.

Tecnologia


Blogs sobre gadgets para smartphones, tablets, iPhone, etc. Muitos desses blogs realizam testes, resenhas e comparativos de produtos, por isso são muito consultados antes da compra ser realizada.

Dinheiro e negócios


Ajuda para administração financeira, realização de pequenos investimentos e formas de gastar melhor o dinheiro.

Desenvolvimento Pessoal


Desenvolvimento de liderança, auto estima, motivação, desenvolvimento de carreira, etc.

Mas esses nichos que estão no topo, estão super saturados e prefiro focar em lições sobre como fazer sucesso fora desses nichos. Enquanto blogs sobre blogar, marketing e negócios podem ser populares, blogs com outros focos tem comunidades gigantes - e muitos deles não se concentram em táticas de marketing.

De fato, trilhar o caminho entre nichos pouco aproveitados e usando alternativas inovadoras de marketing, pode levar você ao sucesso mais rápido. O percentual de pessoas que tomam decisões rápidas sobre marketing com seus "blogs comuns" é muito, muito menor que o percentual de marqueteiros rápidos nos setores de marketing.

Dominar um nicho pequeno é o caminho mais rápido para o sucesso!

Por exemplo, generalizando bastante, os blogs femininos falam basicamente sobre:
  • Moda
  • Beleza
  • Comida
  • Viagens
  • DIY
  • Decoração
  • Maternidade e Paternidade

Eles também costumam ter muitas categorias, portanto quando o ganha-pão desse nicho diminui ou acaba, é preciso gastar muito tempo trabalhando na sua marca pessoal e se ajustar em um subnicho específico.

Por exemplo, o Bia Inspira tem como objetivo principal te ajudar a ser feliz, seja sendo blogueira, mãe, cozinhando ou cuidando das plantas. Então o nicho é Desenvolvimento Pessoal, e tudo que abordamos são subnichos para esse objetivo. Tudo chega numa questão: você prefere ser um peixe pequeno num oceano ou um peixe grande em um aquário? Eu prefiro a segunda. Quando você põe no alvo sua leitora ideal, você pode se relacionar com ela de uma forma muito mais pessoal, duradoura, profunda e completa, ao invés de superficialmente, seguindo as modinhas da web.

Portanto, qual é seu nicho e seu subnicho? Precisa de ajuda para definir seu público alvo? Me diga como posso ajudar!

Este post faz parte do BEDA 2015. Saiba o que é o BEDA aqui e veja todos os outros posts aqui.

segunda-feira, agosto 03, 2015



Metas Pessoais


Quero te fazer um convite.

Veja ali na sidebar que tem um quadradinho com a lista das minhas metas pessoais. Repare bem, que não coloquei prazos. Pra mim, o importante não é a pressa em cumprir essas metas, mas a consistência em praticá-las.

Listei elas ali, porque quero que fiquem bem gravadas e que sejam públicas, pra que as pessoas também me ajudem ao me cobrarem ou me perguntarem sobre alguma coisa. Só de ler elas você já vai saber um bocado sobre mim e espero que goste de me conhecer.

Eu queria te convidar a fazer o mesmo.


Liste suas metas pessoais em algum lugar, público ou não, mas que seja bem visível pra você. Veja e reveja essa lista todos os dias e comece a pensar como realizá-la. Não precisa pressa pra fazer logo, nem afobação de fazer tudo ao mesmo tempo. Tente começar uma das coisas pelo menos. Depois, tente manter isso, até virar um hábito.

Recomendo que sejam coisas grandiosas e profundas, pra que você sinta bastante diferença ao conseguir realizar. Recomendo também que não sejam coisas materiais, porque pode ser que não dependa só de você conseguir atingi-las.


domingo, agosto 02, 2015



Leia notícias grátis e offline!

Pra quem não sabe, no momento eu sou uma blogueira que não tem internet em casa. Onde moro não tem internet, nem 3G, nem ruinzinha, nothing! Mas enfim, eu sou taurina, persisto e estamos aqui.

Depois que mudei pra lá, comecei a buscar alternativas pra ter acesso as notícias em casa, porque não daria tempo de ler tudo no período do dia que estou online. E com muito amor descobri o aplicativo Play Banca, do Google.


Se o seu celular/tablet for Android, possivelmente ele já está instalado aí, só que você nunca deu bola pra ele né? Pois bem, o Play Banca é uma espécie de leitor de feed. Você pesquisa os sites e blogs que quer acompanhar e adiciona na sua biblioteca, até aí já é uma belezinha mas agora que vem a mágica! Depois de adicionar, você pode escolher no menu de cada feed "Fazer download" e ler tudo deste feed offline :D


Assim, toda vez que você estiver conectada, o Play Banca vai automaticamente atualizar os downloads (ou você também pode pedir pra atualizar) e depois, quando estiver na selva offline, ver tudinho.

Ele também tem a sessão Explorar com alguns assuntos mais gerais em destaque, pra que dentro de cada um deles você possa descobrir novos sites e tópicos para acompanhar.

Prós


  • Você pode salvar lá seus blogs e sites favoritos e garantir que vai ver tudinho, não só o que está na capa do site.
  • Economize 3G pra acessar esses conteúdos, baixando tudo quando estiver na wi-fi.
  • Tudo que você quiser reservar, arquivar pra consulta ou ver depois tem como colocar nos favoritos - daí vai ficar lá pra sempre!
  • Além de blogs e sites, você pode acompanhar assuntos. Nesse caso o sistema fará uma curadoria automática, pelo termo que você escolheu em sites variados.
  • Se o site tiver um menu de categorias no topo, é possível que o Play Banca localize essas categorias e faça o download de cada uma delas e não só da home do site. Assim, você com acesso há muito mais conteúdo de uma só vez.
  • Te permite passar o tempo da fila no banco de forma mais útil do que jogando Candy Crush :P

Contras


  • Grande uso de memória do telefone, afinal você baixar todos esses conteúdos pra lá.
  • Se os textos tiverem vídeos, logicamente eles não carregarão quando você estiver offline.
  • Varia muito, mas pode ser que ele não baixe todas as fotos dos conteúdos. Acredito que dependa da codificação do site.
  • Alguns sites simplesmente não atualizam - ainda não descobri porquê.
Com o Play Banca, você também pode comprar conteúdo pagando pelo Google Wallet. A maior parte do conteúdo pago é o de revistas e sites de notícias, inclusive os internacionais. Nunca comprei nada, porque dá pra fazer praticamente tudo que interessa com o material gratuito disponível na web.


Pra mim é uma mão na roda! Simplesmente amo de paixão! É ótimo pro meu trabalho aqui no blog, pois em casa vejo todos os materiais e se algo me inspirar, escrevo novos posts. Tudo com calma e tempo pra fazer isso :)

O que achou do Play Banca? Já usava?

sábado, agosto 01, 2015



Posts todos os dias - BEDA 2015!


Você já deve ter visto ou ouvido falar no VEDA (Videos Every Day April ou August) que é um projeto onde a galera do youtube produtos vídeos durante todos os dias. Pode ser em abril ou em agosto.

Só que lá no grupo do Rotaroots surgiu o convite para participarmos do BEDA (Blog Every Day August). Neste projeto vamos fazer posts em nossos blogs todos os dias, durante o mês de agosto. Bem, vamos TENTAR fazer né? Nada garante que conseguiremos.

Eu resolvi tentar participar dessa vez! E se você tem blog, também pode. É só fazer parte do grupo e ver como estão organizando. Mas não vai ter nada que nos amarre ou cobre muito, é mais uma diversão que qualquer outra coisa.

O projeto começa hoje, com esse post de apresentação e teremos posts todos os dias aqui no Bia Inspira, até aos domingos. Estou feliz porque hoje, já estou com todos os sábados programados :D

No fim de semana pretendo escrever o material dos domingos e segundas. Já estou com todas as ideias anotadas e está mais ou menos dividido por assunto nos dias da semana. E sim, minha gente, eu trabalho muito melhor fazendo 10 posts da mesma categoria do que um sobre cada coisa. Enfim, cada um tem seu jeito de ser mais produtivo não é?

Portanto, até amanhã, e acompanhe o BEDA!


 
  • Uso de Imagens

    Muitas imagens do nosso site vem de fontes espalhadas na internet, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Bia Inspira, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção ou inserção de créditos, favor enviar um email para mscbianca[arroba]gmail[ponto]com que prontamente atenderemos ao seu pedido. Obrigada!!!