Semana 3: Contas e Documentos - Série 1 Ano de Destralhe

Acompanhe este projeto de 1 ano de destralhe! Nesta etapa faça o destralhe de contas, recibos e documentos desnecessários.

Semana 3: Contas, Recibos e Documentos - Série 1 Ano de Destralhe
Chegamos numa parte séria desse 1 ano de destralhe: organização de documentos, certidões, comprovantes de pagamento, notas fiscais e tudo mais. Digo que é séria, porque é bem útil e funcional guardar só o que realmente precisa - mas dá um medinho de fazer besteira.

Aqui em casa tinha pelo menos 3 anos que eu só juntava os papéis e não parava pra analisar nada. Então quando eu catei tudo pela casa, o resultado foi esse:
Semana 3: Contas, Recibos e Documentos - Série 1 Ano de Destralhe
Sente a pressão dessa situação...
Observação: Desfoquei as fotos de propósito, para garantir que não apareceria nenhuma informação particular. Inclusive recomendo que vocês também tenham esses cuidados.

Aí no meio também tem muito papel desnecessário como: folhetos, anotações, lista de compras de mercado e coisas que sinceramente eu nem lembrava que existiam.

Então, tomei um chá de coragem e comecei. Não sei se fiz da forma mais prática, mas foi o que funcionou, vamos lá:

Etapa 1 - Direto pro lixo!

Achei mais fácil começar pelo mais simples. Tudo que só de olhar eu já tinha certeza que era lixo, fui jogando fora. O que precisava de alguma análise como conferir datas, ver se estava com comprovante de pagamento junto ou qualquer coisa do gênero, fui separando para analisar depois.

Com isso, no primeiro dia já consegui olhar todos os papéis que estavam fora das pastas - ou seja, os que nunca tinham passado por nenhum tipo de organização. Umas 3h depois o resultado já era esse:
Etapa 1 - Semana 3: Contas, Recibos e Documentos - Série 1 Ano de Destralhe

Etapa 2 - Análise por pasta

Comecei a avaliar o conteúdo de cada pasta segundo os seguintes critérios:

  • Isso é um documento ou uma lembrança? Essa pergunta é terrível! Tudo que nós colocamos sentimentos fica mais difícil de dar tchau rsrs.. Por exemplo: encontrei a lista de telefones da minha turma do Ensino Médio (tinha pelo menos 12 anos), o cartão provisório da abertura da minha conta bancária (tinha 7 anos), o cardápio do primeiro amigo oculto que fizemos na faculdade (tinha 6 anos). Sendo lógico, alguma dessas coisas ainda tinha motivos pra existir?
  • Vale a pena continuar guardando isso ou esse documento já perdeu seus efeitos? Pode ser que há 4 anos determinado comprovante era importante, mas hoje não é mais. Por isso, mesmo o que já foi selecionado para ser arquivado um dia, precisa ser revisto.
Nessa etapa várias pastas começaram a magicamente ficar vazias...
Semana 3: Contas, Recibos e Documentos - Série 1 Ano de Destralhe

Por quanto tempo guardar cada documento? - 1 Ano de Destralhe

Essa é uma dúvida frequente. Como eu também não sabia, fiz uma pesquisa para saber o que já podia jogar fora. O resumo geral das informações estão no infográfico abaixo.

Por quanto tempo guardar cada documento? - Semana 3: Contas Recibos e Documentos - Série 1 Ano de Destralhe

Declaração referente ao ano anterior

Atualmente é lei que prestadores de serviço como energia elétrica, telefone, gás, internet, entre outros enviem no mês de maio uma declaração referente a quitação de todos os pagamentos do ano anterior.

Geralmente é um pequeno texto escrito na própria fatura do mês. Encontrando essa declaração, você pode jogar fora todos os comprovantes do ano anterior e ficar só com ela.

Por enquanto é isso! Na semana que vem terminaremos a organização dos documentos. Pra essa semana já tem bastante coisa pra fazer né?

E por aí, como está indo o seu projeto 1 ano de destralhe? Boa sorte e até a próxima!

COMENTÁRIOS

Nome

#regimedeengorda,2,1 ano de destralhe,5,autoconhecimento,1,BEDA 2015,7,beleza,13,beleza e moda,5,blogagem coletiva,2,cabelos,28,carreira,5,casamento,19,comportamento,30,compras,2,cuidados com a pele,1,cultura,15,cultura de rua,1,decoração,5,desenvolvimento pessoal,2,destaque,29,diário,6,diário do procrastinador,1,dicas,21,Dicas para viajantes,1,DIY,5,fashion pro bloggers,14,finanças,1,fotografia,6,glossy box,5,imagem e estilo,3,inspiração,4,instagram,1,maquiagem,27,metablog,8,moda,18,No Celular,5,organização da casa,2,para blogueiras,4,pele,8,penteados,1,produtos,1,publicidade,20,receitas,4,recursos técnicos,4,relacionamentos,16,resenhas,8,ruivas,2,saúde,17,sobre mim,1,sorteio,4,textos e crônicas,1,transição capilar,1,vegetarianismo,2,Viagem e Turismo,2,viagens,1,Viagens de fim de semana,1,vida saudável,1,vídeos,6,
ltr
item
Bia Inspira: Semana 3: Contas e Documentos - Série 1 Ano de Destralhe
Semana 3: Contas e Documentos - Série 1 Ano de Destralhe
Acompanhe este projeto de 1 ano de destralhe! Nesta etapa faça o destralhe de contas, recibos e documentos desnecessários.
https://4.bp.blogspot.com/-cTD2XnvQ9vw/WmTO6WMzUmI/AAAAAAAAKdg/6wXWdm4ae4U5qLjyAClE-tZEL61QOev3ACLcBGAs/s1600/Semana%2B3%2B-%2Bcontas%2Brecibos%2Bdocumentso%2B-%2B1%2Bano%2Bde%2Bdestralhe.png
https://4.bp.blogspot.com/-cTD2XnvQ9vw/WmTO6WMzUmI/AAAAAAAAKdg/6wXWdm4ae4U5qLjyAClE-tZEL61QOev3ACLcBGAs/s72-c/Semana%2B3%2B-%2Bcontas%2Brecibos%2Bdocumentso%2B-%2B1%2Bano%2Bde%2Bdestralhe.png
Bia Inspira
http://www.biainspira.com/2018/01/contas-e-documentos-1-ano-de-destralhe.html
http://www.biainspira.com/
http://www.biainspira.com/
http://www.biainspira.com/2018/01/contas-e-documentos-1-ano-de-destralhe.html
true
2316697469629164955
UTF-8
Todos os Posts Carregados Não encontramos nenhum post VER TUDO Leia Mais Responder Não responder Delete Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post para sua busca Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É EXCLUSIVO Por favor compartilhe para ter acesso Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código Todos os códigos foram copiados para área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar