$type=slider$snippet=hide$cate=0

1 Ano de Destralhe! - A Série

Me acompanhe nessa jornada de passar 1 ano de destralhe geral! Vamos juntos eliminar os excessos e ficar com o importante.

1 ano de destralhe

Eu não sei se é só na minha bolha social, mas o minimalismo tá meio na moda né? Consumir menos e com mais consciência vem chamando atenção de muita gente seja pelo meio ambiente, seja pela economia financeira, seja pelo estilo de vida. Eu, como boa taurina, sou lenta, beeeem lenta. Então não diria que sou ou que pretendo ser minimalista, mas quero escolher melhor o que consumo.

Destralhar as roupas - 1 ano de destralhe

Esse processo pra mim começa pelo destralhe. Tem vários livros sobre isso, mas eu escolhi fazer do meu jeito. Destralhar é se desfazer do que não é mais útil ou não faz mais sentido pra você. Vi em um blog uma ideia que achei bacana fazer e compartilhar com vocês - dividir o destralhe por semana. 

Então escolhi 52 categorias de objetos: livros, sapatos, utensílios de cozinha, entre outros - e teremos uma semana do ano de 2018 para destralhar cada tipo de coisa. No meu caso, algumas coisas  que sei que vou demorar, repeti e coloquei em 2 semanas.
Destralhe Geral! - 1 ano de destralhe
Minha situação não é nada comparado a isso...

1 Ano de Destralhe - Por onde começar?

Responder isso talvez dê uma palestra, mas vamos lá. Acho que existem vários níveis de destralhe. Eu pretendo começar pelo que considero "fácil":
  • papéis totalmente desnecessários
  • aquelas roupas que já foram "de sair" e viraram "de usar em casa", mas estão super esquisitas
  • sapatos e roupas que machucam, incomodam, eu não gosto ou tem mais de um ano que não uso
  • lingerie "meia boca", com elástico ruim ou que só não gosto mesmo
  • aparelhos que deram defeito e guardei porque iria consertar - só que já tem 6 meses isso...
  • coisas que tem validade mas já venceram
  • coisas que guardei porque um dia iria usar/precisar
  • coisas em bom estado, mas que não tem função nenhuma pra mim
Destralhe de papéis - 1 ano de destralhe

1 Ano de Destralhe - Próximo Nível

Só aí já vai muita coisa. O próximo nível do destralhe já é um pouco mais difícil, porque começa a envolver as emoções que colocamos nos objetos:
  • lembrancinhas de aniversário e casamento, bilhetes que lembram um dia especial, a entrada do cinema do dia do primeiro beijo, esse tipo de coisa.
  • presentes que não gostei, mas adoro a pessoa que me deu
  • souvenir de viagens
  • itens que tenho vários iguais sem real necessidade - por exemplo, 5 batons nude, será que precisa mesmo?
Destralhe de livros - 1 ano de destralhe

1 Ano de Destralhe - A parte mais difícil

Agora vem o que eu classificaria na última etapa e que sinceramente, não sei se farei:
  • utensílios domésticos que não uso ou uso muito pouco - por exemplo, batedeira, ferro de passar, video game... Update jun/2018: todos os exemplos que citei, já vendi :D
  • itens repetidos em geral - exemplo, vários batons (mesmo que seja cada um de uma cor), cremes hidratantes, roupas do mesmo modelo ou muito parecidas, bijuterias diversas, sabonetes.
  • itens que só tem um, mas não tem nenhuma necessidade ou utilidade - por exemplo, criado mudo. Update jun/2018: também já vendi :D
E também tem um anexo a todas essas etapas que engloba as coisas que não são físicas como por exemplo destralhar emoções, sentimentos, necessidades, desejos, escolhas. Muitas coisas.

1 Ano de Destralhe - Como será a execução?

Basicamente essa etapa se divide em dar um desses 4 destinos as coisas:
  • Venda - o que está em bom estado e funcionando pode ser vendido. Pretendo fazer as vendas principalmente pelo Facebook, em grupos destinados a isso da cidade onde moro. Dessa forma ganho um dinheirinho enquanto ajudo o meio ambiente, pois evito que alguém compre o mesmo produto novo enquanto eu estaria jogando esse fora sem necessidade.
  • Doação - Objetos que ainda tem serventia, mas não estão em bom estado para venda podem ser doados. Assim, darei uma destinação digna enquanto ajudo alguém.
  • Lixo - as coisas que não tem serventia, estão com defeito ou vencidas tem que ir pro lixo, não tem jeito. O máximo que você pode fazer, é pesquisar se seus lixos podem ser reciclados. Mas eu me conheço e sei que se separar pra ver se dá pra reciclar, vou acabar não jogando fora. Por isso, pretendo não gastar muito tempo com o que for ter esse destino.
  • Guardar - Documentos e coisas que você usa vão sobreviver ao destralhe e serão guardadas.

Guardar está por último de propósito. O ideal de um destralhe é que você realmente guarde muito menos do que irá vender/doar/jogar fora. Outra ideia que você precisa ter é que ou você passa a ter um método do que entra na sua casa, ou de tempos em tempos terá que refazer o destralhe. Acho que as duas opções são válidas, talvez as duas em conjunto.

Acredito que provavelmente o primeiro destralhe será o maior de todos, por isso levar 1 ano de destralhe. Também gostei de fazer bem devagar, para que se torne um hábito eliminar coisas desnecessárias da vida. Tornando um hábito também será mais fácil mudar a mentalidade e nem chegar a acumular no futuro.

Como funcionará a série 1 Ano de Destralhe?

Bem, a partir da semana que vem teremos um post por semana, toda sexta, com o destralhe que farei na semana seguinte. Assim quem quiser me acompanhar pode começar logo no fim de semana, sem desculpinha rsrs

Vou ver como isso vai acontecendo, mas já pensei em fazer uns freebies com checklists pra ajudar/incentivar todo mundo. Se tiver necessidade de vídeos, também farei.

Preparados? Então até a próxima sexta!

COMENTÁRIOS

Nome

#regimedeengorda,2,1 ano de destralhe,5,autoconhecimento,1,BEDA 2015,7,beleza,13,beleza e moda,5,blogagem coletiva,2,cabelos,28,carreira,5,casamento,19,comportamento,30,compras,2,cuidados com a pele,1,cultura,15,cultura de rua,1,decoração,5,desenvolvimento pessoal,2,destaque,29,diário,6,diário do procrastinador,1,dicas,21,Dicas para viajantes,1,DIY,5,fashion pro bloggers,14,finanças,1,fotografia,6,glossy box,5,imagem e estilo,3,inspiração,4,instagram,1,maquiagem,27,metablog,8,moda,18,No Celular,5,organização da casa,2,para blogueiras,4,pele,8,penteados,1,produtos,1,publicidade,20,receitas,4,recursos técnicos,4,relacionamentos,16,resenhas,8,ruivas,2,saúde,17,sobre mim,1,sorteio,4,textos e crônicas,1,transição capilar,1,vegetarianismo,3,Viagem e Turismo,2,viagens,1,Viagens de fim de semana,1,vida saudável,1,vídeos,6,
ltr
item
Bia Inspira: 1 Ano de Destralhe! - A Série
1 Ano de Destralhe! - A Série
Me acompanhe nessa jornada de passar 1 ano de destralhe geral! Vamos juntos eliminar os excessos e ficar com o importante.
https://3.bp.blogspot.com/-52m8kbDTFHM/Wj_m2IZ049I/AAAAAAAAJ3I/L6Rr4B0Cu0M-CrAXnQfsjZVar9ps8ebKACLcBGAs/s1600/1%2Bano%2Bde%2Bdestralhe.png
https://3.bp.blogspot.com/-52m8kbDTFHM/Wj_m2IZ049I/AAAAAAAAJ3I/L6Rr4B0Cu0M-CrAXnQfsjZVar9ps8ebKACLcBGAs/s72-c/1%2Bano%2Bde%2Bdestralhe.png
Bia Inspira
https://www.biainspira.com/2017/12/1-ano-de-destralhe-serie.html
https://www.biainspira.com/
https://www.biainspira.com/
https://www.biainspira.com/2017/12/1-ano-de-destralhe-serie.html
true
2316697469629164955
UTF-8
Todos os Posts Carregados Não encontramos nenhum post VER TUDO Leia Mais Responder Não responder Delete Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS OS POSTS Não foi encontrado nenhum post para sua busca Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É EXCLUSIVO Por favor compartilhe para ter acesso Copiar Todo o Código Selecionar Todo o Código Todos os códigos foram copiados para área de transferência Não foi possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C com Mac) para copiar